sexta-feira, 26 de novembro de 2010

CELEBRAÇÃO DA RENOVAÇÃO DA PROFISSÃO TEMPORÁRIA



Convento São Félix de Cantalice


"Onde reina o amorm fraterno amor. Onde reina o amor, Deus aí está."


Capela dedicada à Nossa Senhora da Conceição onde está sapultado Frei Damião de Bozzano, o missionário do Nordeste brasileiro. Está em processo de canonização.


A celebração ocorreu na Capela acima. Iniciamos com o hino: "Luz radiante, luz de alegria. Luz da glória, Cristo Jesus". Os ritos iniciais foram concluídos com a oração: "Ó Deus, que tendes em vossas mãos as pessoas humanas e as coisas, fazei que estes vossos filhos que desejam renovar seus votos vivam plenamente o mistério da Igreja e se dediquem cada vez mais ao serviço dos homens. Por Nosso Senhors Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo". Amém.





Frei Antonio (Tony) mestre dos pós-noviços de filosofia no convento
São Félix de Cantelice - Irmão Leigo
Na liturgia da Palavra foi lido pelo Frei Tony (formador do pós-noviciado de filosofia) um trecho do "Tratado sobre os Milagres" de Frei Tomás de Celano (III Cel 2): "O homem de Deus tinha pela cruz do Senhor um amor apaixonado, quer em´público, quer em particular. Apenas começara a servir sob o estandarte do Cricificado, e já gravara em sua vida as marcas de seu mistério. Com efeito, no inicio de sua conversão, tomada já a decisão de abondonar todas as vaidades do mundo, da cruz, Cristo lhe falou, enquanto o santo orava; da própria boca do Crucificado caíram-lhe estas palavras: 'Vai, Francisco, repara a minha casa que, como vês, está em ruínas'. Desde então ficou impressa no seu coração, em marcas profundas, a paixão do Senhor, e realizada plenamente a sua conversão interior, 'sua alma começou a derreter quando lhe falava o bem-amado'. Não taré a cruz desejado estabelecer nele seu refúgio, quando o santo adotou o hábito de penitência que reproduz a forma dela? Certamente tal vestimenta lhe era adequada, uma vez que ela corespondia à sua sede de pobraza; mas o santo nos dá dessa forma uma certeza de que o mistério da cruz encontra nela sua plena realização: assim como sua alma tinha revestido o Senhor Crucificado, da mesma forma seu corpo revestia a Cruz. Seguindo seu exemplo, seu exército serviria a Deus, desde então, nas mesmas vestes uniformesd, que representam o estandarte vencedor dos demônios. Em louvor de Cristo!
    O Evangelho proclamado foi Mt 16, 24-27: "Se alguém me quiser seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois aquele que pretender salvar a sua vida, há de perdê-la; e quem perder a sua vida por amor de mim, há de encontrá-la".
     O provincial, Frei Francisco Barreto (Frei Chico) fez a homilia: "Hoje é tempo de repensar: Vale a pena a entrega total da própria vida? Somos livres para decidir. A condição de frade é condição de renuncia em pro da fraternidade e, consequentemente, do reino de Deus". A homilia foi concluida com a invocação da graça divina sobre os frades: "Comecemos, irmãos, a servir o Senhor Deus, porque até agora pouco ou nada fizemos", peçamos a Deus, de quem procede a grada da perseverança, conceda o auxilio da sua graça aos nossos irmãos, que desejam renovar os seus votos.
Oração: Olhai, Senhor, nosso Deus, estes filhos, que por um misterioso desíginio da providência chamastes à pérfeição evangélica; concedei que, perseverando na caridade, progridam no vosso amor pelo caminho iniciado com alegria. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém!
     Depois os frades rezaram a formula da profissão e encerramos a celebração com a benção do ministro provincial.  

Frei Abelardo (guardião do Convento São Félix), Frei Francisco (ministro provincial), Frei Jociel Gomes (definidor da formação inicial e secretário provincial)


Após a celebração houve um jantar. Simples, mas acolhedor. Um jantar feito e servido pelos frades.
Imagem de são Francisco que fica no refeitório do Convento.

Frei Mário ao lado da imagem de nosso seráfico pai.


Freis que renovaram os votos temporários.

Mnistro provincial, Frei Francisco Barreto.

Frei Francisco (Chico) e Frei António (Tony)

Fotos tiradas antes da Celebração

Freis Genivaldo, Girlan, Tiago Santos, Janailson e Tiago Felipe

Freis Janailson e Tiago Felipe antes da celebração.

Uma linda festa. Nossa provincia está feliz. Parabéns aos frades pós-noviços. Rezemos por todos os religiosos capuchinhos para que perseveremos firmes no Senhor.

Frades capuchinhos e franciscanos menores.


Deus vos abençoe e vos guarde. Ele vos mostre a sua face e se compadeça de vós. Volva para vós o seu olhar e vos dê a paz. Abençoe-nos Deus Todo-Poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Maria, Nossa Mãe, nos cubra com seu manto.
 Ave Mari, cheia de graça, rogai por nós!

2 comentários:

  1. Parabéns aos irmãos que renovaram os votos e parabéns a vc Frei Tiago pela iniciativa do Blog.
    Fraternalmente toda paz e todo bem.
    Frei Marcos do Couto OFMCap.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns aos irmaos frei:Acácio,frei:wendel, e frei:wendel pelos votos, fiquei muito feliz por voceis. parabens tbm ao frei: Tiago Felipe pelo blog. parabens a todos os frades capuchinhos e a provincia nossa senhora da penha.
    Francisco Araújo- Currais Novos/RN

    ResponderExcluir