segunda-feira, 29 de novembro de 2010

ADMISSÃO AO NOVICIADO 2011

BOM CONSELHO - PE, 2010

"Irmão Francisco se fez ideal de vida, plena vida se tornou!"

Convento de São Fidélis de Sigmaringa na cidade de Bom Conselho -PE
( Casa do Noviciado Capuchinho)


Admissão ao santo noviciado


Frei José Soares, frei Rubival (provincial da probese), Frei Francisco (provincial da proneb),
frei Jociel e frei Carlos Alexandre
    "O noviciado é o período de uma iniciação mais intensa e de uma experiencia mais profunda de vida evangélica franciscano-capuchinha em suas exigências fundamentais, e supõe uma opção livre e madura pela vida religiosa" (Constituição da Ordem n 29).  

Novoços de 2011
 
Jovens noviços de 2011

 A direção dos noviços, sob a autoridade dos superiores maiores, é reservada só ao mestre de noviços, que deve ser um frade da Ordem, de votos perpétuos. A formação do noviço fundamente-se valores de nossa vida consagrada, conhecidos e vividos à luz do exemplo de Cristo, das intuições evanélicas de São Francisco, das sãs tradições da Ordem (nº 29).

Frei Rubival proclamando o evangelho

O mestre de noviços abençoa os hábitos e cordões que serão usados
durante o ano de noviciado
 O hábito é um sinal de nossa consagração. Veste da penitencia, tem o formado da cruz de Cristo. Nossa vida deve ser, na liberdade dos filhos de Deus, uma configuração à de Cristo, morto e ressuscitado.
Vestição


Provinciais e o mestre de Noviços, frei José Soares

O ritmo do noviciado deve corresponder aos aspectos fundamentais da nossa vida religiosa, sobretudo mediante uma experiencia de fé, de oração contemplativa,de vida fraterna, de contato com os pobres e de trabalho (nº 29)

Noviços da proneb com os dois provinciais e o mestre de noviços

Nova fraternidade do noviciado

 Para ser válido, o noviciado deve compreender doze meses passados na própria comunidade do noviciado; seu início e maneira de ser devem ser determinados pelo ministro provincial com consentimeto de definitório (nº 29)



Após a celebração de admissão houve a bênção do novo claustro

 AQUELE ABRAÇO... E QUE ABRAÇO!
                                           (Frei Dimas J. Marleno)

Francisco e o Leproso, foi o início do início: do incio de tudo!
Beijo e abraço; comunhão da intimidade: Tu és o meu Tu e o teu tu sou eu!
Aqui, mas que a justiça dos Fariseus (Dente por dente... sujou? limpou; abriu? fechou),
a trabalhosa alegria da misericórdia com a des-graça do Irmão...

É o Cristo leproso que, como a de Francisco, cura minha alma leprosa também...
E assim, diante das tortuosidades dos meus irmãos eu comece a me encantar e vivenciar:
O Verbo se fezcarne e habitou entre nós... (esse leprosário cósmico)

Senhor, ajuda-me a aceitar, com o carinho do teu servo Francisco os irmãos, que me destes.
E assim, eu comece a deletar os meus malditos Beijos de Judas...
E diante de qualquer situação que ameace as falsas seguranças de meu velho Adão
pululantes dentro de mim, com a segurança que fez Homem Novo, o irmão de Assis,
eu comece a crescer.


E abraçando o não-são de cada dia, eu me sinta ante-vivendo a liturgia apocalíptic:
diante do Cordeiro de pé como que imolado, cantando com os vinte e quatro anciãos:
Tu és digno de abrir o Livro... porque fostes imolado e com teu sangue adquiriste para Deus
irmãos, irmãos de todas as Noções e Lnguas.

Para isso, dai-me Senhor, essa sabedoria do amor fraterno!
Possa eu cantar em cada encontro inesperado, com todas as forças
do meu ser o louvor teofânico - eucaristico: Amém! Amém! Amém!


Benção da estátua: O Abraço: Francisco  e o Leproso!



Frei Dimas e demais artistas


"O Abraço: Francisco e o Leproso!"


 














2 comentários:

  1. olá paz e bem!
    Parabéns aos nossos irmãos noviços e que papai do céu os abençoe sempre.O DEUS que é caminho,verdade e vida seja o centro e o consolo nesta linda missão que damos continuidade,seguindo os passos do nosso pai seráfico.Que assim como esta imagem do clautro,possamos ver CRISTO nos mais sofridos deste mundo.Abraços

    ResponderExcluir
  2. PAZ E BEM !

    Parabéns a todos os meus queridos irmaos em CRISTO JESUS,por terem confiado no caminho da cruz de CRISTO,e vencido algumas pedras e espinhos que nunca vão acabar no caminho de um servo de DEUS.
    Que SAO FRANCISCO E SANTA CLARA,possam rogar a DEUS PAI por todos vocês.
    Minhas oraçoes...

    Ass:JOÂO FELIX CALIXTO (Vocacionado-OFMcap)

    ResponderExcluir