Formação Inicial

"A formação inicial para a nossa vida requer as necessárias experências e conhecimentos pelos quais os candidatos, sob a orientação dos formadores, possam ser progressivamente introduzidos na vida franciscana evangélica" (Const. 25,1).


POSTULANTADO

     É a etapa da formação inicial na qual o jovem inicia a experiência de viver em fraternidade na Ordem, formando-se integralmente, a fim de tornar claras suas motivações e adquirir a preparação suficiente para começar o noviciado (cf. Formação Inicial na Vida Religiosa: para uma nova evangelização, São Paulo: Loyola, 1997 p.70)


OBLETIVO GERAL

     O postulantado, como primeiro período de iniciação, tem por objetivo um contato mais próximo do candidato com a Província, para um amadurecimento recíproco, um aprofundamento da formação humana e cristã, a instrução franciscano-capuchinha do canditado e a experiência apostólica.


TEMPO E LUGAR


1º ano de postulantado

     "O postulantado abrangerá o período de 02 (dois) anos ou o tempo necessário para o jovem amadurecer sua vocação"(Regimento Interno, art. 48 parágrafo único). Tratando-se de casos especiais, esse período poderá ser abreviado com a anuência do ministro provincial e seu definitório.
     O primeiro ano de postulantado é realizado no convento de Maceió. O segundo os postulantes são transferidos para o sertão, onde fazem uma experiência pastoral. Atualmente o segundo ano está sendo em Catolé do Rocha.


NOVICIADO

     "O noviciado, com o qual se começa a vida no instituto, destina-se a que os noviços conheçam melhor a vocação divina, e mais precisamente a vocação própria do instituto, façam uma experiência do modo de viver do instituto, conformem com o espírito dele a mente e o coração e comprovem sua intenção e idoneidade" (CIC Cân. 646)


OBJETIVO GERAL

     Proporcionar ao noviço "uma forte experiência de Deus, de vida em fraternidade, e de vivência da minoridade franciscada, além de uma experiência e um conhecimento mais profundos da vida capuchinha e suas expressões fundamentais, cuidando para que seja dada uma opção livre e madura pela vida religiosa" (Regimento Interno, art. 54) na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, por meio da profissão temporária.


TEMPO E LUGAR

     "Para ser válido, o noviciado deve compreender 12 (doze) meses, a serem passados na própria comunidade do noviciado" (CIC Cân.648 § 1);
     Para ser válido, o noviciado deve ser feito na casa devidamente designada para isso (CIC Cân. art. 647 § 2);

Noviciado

     "A casa do noviciado deverá oferecer aos novições um clima de recolhimento e de oração"(Reg.Interno art. 59). Atualamente o nosso noviciado ocorre no convento São Fidélis de Sigmarinda na cidade de Bom Conselho e é inter-provincial (proneb e probase).
     Após o ano do santo noviciado o jovem professa seus votos simples por um ano.


PÓS-NOVICIADO

     Constitui a última etapa de formação inicial, na qual se continua a formação integral, incorporando-se os formandos totalmente à fraternidade; os formandos confirmam e aprofundam seu carisma pessoal dentro do projeto histórico da Ordem; unificam sua vida no amor pessoal a Jesus Cristo e a entregam ao Reino no espírito da Ordem, a fim de optar definitivamente por Jesus, através da profissão perpétua (cf. Formação Inicial na Vida Religiosa..., p. 93)


OBJETIVO GERAL

     Acompanhar o irmão em formação para que assuma progressivamente, em todas as dimensões da sua personalidade, a forma de vida franciscano-capuchinha.É o tempo durante o qual o pós-noviço aprofunda seu próprio caminho vocacional até à opção definitiva (Cf. Const. 30,1).



TEMPO E LUGAR

Pós-noviciado de filosofia
     Considera-se como pós-noviciado o tempo que decorre entre a profissão temporária e a profissão perpétua. Atualmente o pós-noviciado, em nossa provincia, tem a duração de três anos.
Pós-noviciado de teologia
     A fraternidade do pós-noviciado seja, na Provincia, um fermento de animação de nossa vida e veículo de idéias, informações e questionamentos. Na Província, a fraternidade do pór-noviciado está constituida da seguinte maneira:
a) Filosofia: Convento São Félix de Cantalice (Recife-PE)
b) Teologia: Convento Nossa Senhora da Penha (Recife-PE)