quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

CAPUCHINHOS EM RETIRO

"Vocação e Identidade do Consagrado"
 13 à 16 de Dezembro / Carpina-PE




                          Meditação: A essência da vida religiosa


O ser da vida consagrada
    
     O projeto original da vida consagrada no século quarto é tão, simples que chega a ser chocante. É tão evangélico que revela como esquecemos o essencial, indo atrás de tantas coisas secundárias como nossas estruturas.
     A expressão que os Padres do deserto usaram para descrever esse ser da vida consagrada foi: vivência do "Primado do Absoluto". Significa que, na vida dum consagrado, há somente um absoluto que é Deus: Por isso, todo o resto é secundário, relativo, ou como diria São Paulo, todo o resto "é perda".

Consagração: tocar algo sagrado

     Tornar algo sagrado, no caso da vida consagra siginifica que tudo que somos, fazemos e possuímos pertencem a Deus em doação livre e alegre. Siginifica que todo o nosso ser, mais cedo ou mais tarde, deve ser dirigido para a glória de Deus, como uma resposta concreta de amor a Deus.

Dedicar algo somente para Deus

     Pela profissão religiosa, a pessoa deixa, por opção, o mundo secular e entra no mundo sagrado. A pessoa consagrada agora pertence totalmente a Deus e é dedicada somente para o culto e para a adoração de Deus. A pessoa consagrada vive e respira somente para Deus, num ato contínuo de liturgia.
     O povo sabe que pertencemos a Deus, mas ele tem também o direito de ver que vivemos isso em profundidade. Somos consagrados a Deus, e não podemos enganar o povo vivendo uma vida totalmente mundana sem intimidade com Deus.

Oferecer algo em sacrifício

     O consagrado entra num processo lento, e às vezes doloroso, de morrer para si e para o "velho homem", para seu orgulho e para seu egoísmo, para ser totalmente dedicado a Deus. Esse conceito coloca no chão os dois pés do consagrado. Sem esse procosso de "holocausto" e martírio lento, é impossível viver o Primado do Absoluto.

Permanência

     Uma consequência desse desejo de viver o Primado do Absoluto é que tal compromisso é por toda a vida. É radical. É assumir esse processo até "o caixão" e, de fato, até depois da morte porque essa identidade de consxagrado continuará por toda a eternidade (Ap 14,2-5)

O sentido da missão profética na vida consagrada

     A sincera vivência do Primado do Absoluto da Igreja transformava os consagrados em profatas do reino. Quando alguém assume por profissão viver a aliança do batismo na sua radicalidade, então excerce uma dupla fun ção profética na Igreja e no mundo. O religioso cumpre o dever profético de ser a memória da Igreja ou a consciência da Igreja.

Anúncio profético

     Deus para nós não é uma teoria. Deus é vida que celebramos e amamos concretamente. Também anunciamos o valor do viver em comunidade na fraternidade. Proclamamos o valor da probraza na profunda partilha de tudo na vida. Pela castidade, optamos pelo valor do serviço desinteressado em favor dos mais necessitados no mundo.

Denúncia profética

     O religioso, pois, assume o papel de profeta, para denunciar esses valores falsos e não-evangélicos, que cada vez mais matam e dividem o povo de Deus. Trata-se de denunciar uma situação de "morte" para poder anunciar outros valores que trazem a "vida".
     O fundamento evangélico da vida consagrada há de ser procurado naquela relação especial que Jesus durante a sua existência terrena, estabeleceu com alguns de seus discípuilos, convidando-os não só a acolher o Reino de Deus na sua vida, mas também a colocarem a própria existencia a serviço dersta causa, deixando tudo e imitanto mais de perto a sua forma de vida.
                                    (Autor do texto: Padre Francisco Edmilson Neves Ferreira - Diocese do Crato-CE)

Textos bíblicos meditados durante o retiro

Mc 3,13-14 ; Mc 6,30-32 ; Jo 1,35-39 ; Ap 2,1-5 ; Mt 17,1-9 ; Sl 71; Ez 37, 1-14; Lc 6,12ss; Mc 6, 46ss; Mt 14,26ss; Mt 7,7-11



             Missa de encerramento presidida pelo Padre Edmilson


 
Frei Antonio Malafaia prestando uma homenagem ao padre pregador


"Assim como a corça suspira pelas águas correntes, suspira igualmente minh´alma por vós, ó meu Deus!" Sl 41 

sábado, 11 de dezembro de 2010

SELETIVO VOCACIONAL 2010

CONVENTO DO CORAÇÃO EUCARÍSTICO DE JESUS
CARUARU 03 À 05 DE DEZEMBRO

Foto ocifial

"Venham adoremos a nosso Senhor, vem vindo em sua glória nosso Salvador".

      Nos dias 03 à 05 de Dezembro aconteceu no convento de Caruaru - PE o encontro chamado "seletivo vocacional". Os jovens pré-postulantes, que foram acompanhados pela pastoral vocacional e que terminaram o ensino médio, participaram deste encontro. Foram 11 jovens.
     Segundo nosso plano de formação, o seletivo "deve acontecer um final de semana do segundo semestre do ano, sob a coordenação do ministro provincial, com a participação dos candidatos que obtiveram aprovação no encontro pré-seletivo".
     Inicianos o seletivo 2010 no dia 03 de dezembro com a celebração da santa missa presidita por Frei Jociel, definidor da formação inicial, juntamente com os freis Helio e Carlos Alexandre.

Conversas pessoais dos frades com vocacionados
    
 Durante os dias do encontro houve celebrações, momentos fraternos, conversas pessoais dos vocacionados com todos os frades presentes. Foram momentos forte e belos!
Celebração do Oficio divino das comunidades

Momentos de celebração




     "A seleção dos candidatos ao postulantado será feita no encontro seletivo, presentes os animadores vocacionais (provincial e locais), o conselheiro ou definidor da formação inicial e o diretor presidente ou ministro provincial" (RI, art. 47) Estavam presentes 11 jovens. Todos foram aprovados.
Animadores vocacionais, definidor da formação inicial e provincial.
Frades e vocacionados
      No sábado à noite houve um momento fraterno. Os freis e vocacionados animaram o momento com sanfona, violão, etc. Foi muito divertido. também estavam presentes algumas amigas das vocações capuchinhas.





 Fotos no encerramento do Seletivo 

  


Frei Tiago Santos e seu boneco de barro (presente dos vocacionados de Caruaru).


"Salve, ó Sanhora, Rainha santa, Mãe santa de Deus, ó Maria, que sois Virgem feita Igreja, e escolhida pelo santíssimo Pai celestial, que vos consagrou com seu santíssimo e dileto Filho e o Espírito Santo Paráclito!
Em vós residiu e reside toda a plenitude da graça e todo bem!" (São Francisco)
Imagem da Divina Pastora.



segunda-feira, 29 de novembro de 2010

PROFISSÃO TEMPORÁRIA 28 \ 11 \ 2010

CONVENTO DE SÃO FIDÉLIS DE SIGMARINGA -  BOM CONSELHO -PE


Casa do Noviciado

Celebração da primeira profissão dos noviços da proneb e da probase do ano 2010
Frei Acácio, Frei João, Frei José Rodrigues, Frei Severino e Frei Wendell Cândido.


Terminado o noviciado e comprovada a idoneidade do noviço, faz-se a profissão temporária dos votos por um tempo que deve ser determinado pelo ministro provincial com o noviço; tal profissão deve ser renovada espontaneamente até a profissão perétua (Const. nº 32)
Procissão de entrada

Frei Jociel, frei Francisco e Frei Rubival


 




Rito de profissão









Entrega das Constituições da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos
Frei Rubival e neo-professos da probase

Frei Francisco e neo-professos da proneb



Ósculo da paz

Agradecimentos:


Frei Severino

     Reverendíssimos ministros provinciais, Frei Francisco Barreto e Frei Rubival Cabral; Frei José Soares, mestre de noviços; Frei Carlos Alexandre, vice-mestre; Pe. Júnior, pároco do distrito de Rainha Isabel; Pe. Paul. Os nossos agradecimentos pela escuta, pelo diálogo e pela atenção generosa para conosco.
     Caríssimos confrades, obrigado pelas vossas honrosas presenças. Caríssimas irmãs franciscanas de Nª Sª do Bom Conselho muito obrigado pelo carinho, pela alagria, pela partilha e fé dispensadas durante este ano. Caríssimas irmãs missionárias de Nª Sª de Fátima, obrigado pela presença e pela certeza de que estarão sempre alegres e dispostas a partilhar conosco nesta dinâmica da vida religiosa.
     Diletos familiares, nós agradecemos por suas expectativas e esperanças de sermos homens evangélicos, seguindo o exemplo de São Francisco de Assis, observando a obediência, pobreza e castidade, três votos que nos levarão à salvação.
     Fidelíssimos amigos, obrigado por estarem sempre ao nosso lado. Lembrem-se que amigos constituídos pela fé não são simplesmente amigos, são anjos de Deus. O nosso cordial abraço à juventude franciscana (Jufra), à OFS e à mini-jufra. Um abraço cordial também à renovação carismática e ao grupo de oração Rosa de Saron.
     Em fim, hoje, primeiro domingo do advento e véspera de todos os santos da Ordem Franciscana, nós nos alegramos porque o Senhor, no seu amor, nos predestinou para sermos adotados como filhos seus, por Jesus Cristo, segundo o beneplácido de sua livre vontade, para fazer resplandecer a sua graça, que nos foi concedida por ele no bem amado (Cf. Ef 1, 5-6).
     Elevamos também os nossos corações e mentes para o livro de Baruc no capítulo 4, 20 que nos diz: "Tirei minhas vestes dos dias de paz para revestir-me do saco dos suplicantes, até o meu último dia invocarei o Eterno".

Frei Acácio, Frei João, Frei José Rodrigues, Frei Severino e Frei Wendell Cândido.

Com alegria e fé na nossa saudação de Paz e Bem!



ADMISSÃO AO NOVICIADO 2011

BOM CONSELHO - PE, 2010

"Irmão Francisco se fez ideal de vida, plena vida se tornou!"

Convento de São Fidélis de Sigmaringa na cidade de Bom Conselho -PE
( Casa do Noviciado Capuchinho)


Admissão ao santo noviciado


Frei José Soares, frei Rubival (provincial da probese), Frei Francisco (provincial da proneb),
frei Jociel e frei Carlos Alexandre
    "O noviciado é o período de uma iniciação mais intensa e de uma experiencia mais profunda de vida evangélica franciscano-capuchinha em suas exigências fundamentais, e supõe uma opção livre e madura pela vida religiosa" (Constituição da Ordem n 29).  

Novoços de 2011
 
Jovens noviços de 2011

 A direção dos noviços, sob a autoridade dos superiores maiores, é reservada só ao mestre de noviços, que deve ser um frade da Ordem, de votos perpétuos. A formação do noviço fundamente-se valores de nossa vida consagrada, conhecidos e vividos à luz do exemplo de Cristo, das intuições evanélicas de São Francisco, das sãs tradições da Ordem (nº 29).

Frei Rubival proclamando o evangelho

O mestre de noviços abençoa os hábitos e cordões que serão usados
durante o ano de noviciado
 O hábito é um sinal de nossa consagração. Veste da penitencia, tem o formado da cruz de Cristo. Nossa vida deve ser, na liberdade dos filhos de Deus, uma configuração à de Cristo, morto e ressuscitado.
Vestição


Provinciais e o mestre de Noviços, frei José Soares

O ritmo do noviciado deve corresponder aos aspectos fundamentais da nossa vida religiosa, sobretudo mediante uma experiencia de fé, de oração contemplativa,de vida fraterna, de contato com os pobres e de trabalho (nº 29)

Noviços da proneb com os dois provinciais e o mestre de noviços

Nova fraternidade do noviciado

 Para ser válido, o noviciado deve compreender doze meses passados na própria comunidade do noviciado; seu início e maneira de ser devem ser determinados pelo ministro provincial com consentimeto de definitório (nº 29)



Após a celebração de admissão houve a bênção do novo claustro

 AQUELE ABRAÇO... E QUE ABRAÇO!
                                           (Frei Dimas J. Marleno)

Francisco e o Leproso, foi o início do início: do incio de tudo!
Beijo e abraço; comunhão da intimidade: Tu és o meu Tu e o teu tu sou eu!
Aqui, mas que a justiça dos Fariseus (Dente por dente... sujou? limpou; abriu? fechou),
a trabalhosa alegria da misericórdia com a des-graça do Irmão...

É o Cristo leproso que, como a de Francisco, cura minha alma leprosa também...
E assim, diante das tortuosidades dos meus irmãos eu comece a me encantar e vivenciar:
O Verbo se fezcarne e habitou entre nós... (esse leprosário cósmico)

Senhor, ajuda-me a aceitar, com o carinho do teu servo Francisco os irmãos, que me destes.
E assim, eu comece a deletar os meus malditos Beijos de Judas...
E diante de qualquer situação que ameace as falsas seguranças de meu velho Adão
pululantes dentro de mim, com a segurança que fez Homem Novo, o irmão de Assis,
eu comece a crescer.


E abraçando o não-são de cada dia, eu me sinta ante-vivendo a liturgia apocalíptic:
diante do Cordeiro de pé como que imolado, cantando com os vinte e quatro anciãos:
Tu és digno de abrir o Livro... porque fostes imolado e com teu sangue adquiriste para Deus
irmãos, irmãos de todas as Noções e Lnguas.

Para isso, dai-me Senhor, essa sabedoria do amor fraterno!
Possa eu cantar em cada encontro inesperado, com todas as forças
do meu ser o louvor teofânico - eucaristico: Amém! Amém! Amém!


Benção da estátua: O Abraço: Francisco  e o Leproso!



Frei Dimas e demais artistas


"O Abraço: Francisco e o Leproso!"