sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Coroa Franciscana


Esta é uma antiga devoção praticada pelos Franciscanos. O irmão Luke Wedding, historiador franciscano, marca como data de começo desta devoção o ano de 1422, no qual ingressou na Ordem um jovem muito piedoso, que sabia demonstrar sua devoção a Virgem Maria, oferecendo uma coroa com rosas frescas para colocar sobre uma estatua da Santíssima Virgem. Quando ingressou na Ordem foi proibida esta devoção e por isso, quis deixar a Ordem, mas em uma visão da Virgem, esta lhe indica que não deixe a Ordem, nem se entristeça por não poder continuar com sua devoção, lhe pede que, em lugar da coroa de flores frescas, que murcham e às vezes não se conseguem, lhe ofereça uma Espiritual, sempre fresca e mais apreciada por ela: é realizada com flores criadas rezando e meditando as sete alegrias que ela viveu na terra, o noviço começou esta devoção e, estando em oração, o Mestre de Noviços teve uma visão: a de um anjo que ia tecendo uma coroa de rosas, à medida que o noviço rezava, e depois de cada dezena de rosas, colocava um lírio dourado, ao terminar de rezar o noviço, o anjo colocou a coroa sobre a cabeça do noviço orante. Estava tão maravilhado o Mestre de noviços que lhe perguntou sobre o significado da visão que havia tido, e ao ouvir a explicação, o contou a todos os irmãos, e logo se difundiu esta devoção a toda a Família Franciscana. Esta devoção está favorecida com muitas indulgências concedidas pelos Papas, são ganhas pelos Franciscanos e os fiéis que rezem esta Coroa Franciscana.
A primeira Alegria: a Anunciação pelo Anjo Gabriel.
Saudamos-te como o Anjo Gabriel, "Alegrai cheia de graça o Senhor está contigo...". E te disse logo: "... conceberás em vosso seio e darás a luz um filho a quem poras por nome Jesus", seguida de vossa aceitação: "Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo vossa palavra". Assim nos mostraste o caminho a seguir: Aceitar nossa vida como Deus nos apresenta cada dia, vivendo com amor tanto as alegrias como as vicissitudes. Como o fez São Francisco quando aceita docilmente sua missão, respondendo com todo seu ser a chamada de Jesus.  Oremos juntos, dez Ave-Marias, também por aqueles que não participam com a Santíssima Virgem de sua Imaculada Concepção.
A Segunda Alegria: a Visita a sua prima Santa Isabel
Recordamos contigo quando em Judá, foste à casa de Zacarias e saudaste a Isabel, quem ao ouvir-te, ficou cheia do Espírito Santo, e saltou o menino em seu ventre. Recebemos-te como o fez Santa Isabel: "Bendita vós sois entre todas as mulheres e bendito é o fruto de vosso ventre Jesus". Rogamos-te que venhas sempre a visitar-nos, para trazer-nos a Jesus e seu Santo Espírito. Como Francisco quem te nomeou Advogada da família Franciscana e assim realizar vossa missão de tutora, vos pedimos zelai por nós. Oremos juntos, dez Ave-Marias, para agradecer vossa visita e pelos que não vos recebem em suas vidas.
A Terceira Alegria: o Nascimento de Jesus em Belém
Contigo Maria e com São José, nos alegramos por este presente que nos destes, nesta noite de paz e amor. Com os anjos e pastores digamos: "glória a Deus nas alturas e na terra paz aos homens de boa vontade". E como Francisco, revivamos a maravilhosa cena do nascimento de Jesus, enchamos nosso coração de regozijo e amor, repartindo a todos. Oremos juntos, dez Ave-Marias, para glorificar-te por vosso imenso presente e por todos os que todavia não vêem e sentem em si mesmos a Jesus.
A Quarta Alegria: a Adoração dos Reis Magos
Vemos com regozijo que três sábios crêem, e com humildade adoram ao Menino Deus, oferecendo-lhe ouro, incenso e mirra, como homenagem e reconhecimento ao Rei, ao Deus e ao homem. Nós, junto aos reis, queremos adorar ao vosso Filho Divino, e render-lhe homenagem com nossas orações, como Francisco, queremos estar alegres, jubilosos e adorando a Deus. Oremos juntos, dez Ave-Marias, como oferenda ao Menino Deus e pelos que não o conhecem ou o tem esquecido.
A Quinta Alegria: Maria e José encontram a Jesus no Templo.
Que alegria sentimos contigo ao encontrar a Jesus e poder abraça-lo, como vós o encontraste no Templo!.Queremos repetir como São Francisco, que regozijado dizia: "isto é o que buscava, o que deseja meu Coração ". Maria, quando nos sintamos completos com Jesus, ajudai-nos a encontra-lo dentro de nós e em toda a criação, como o refletia Francisco no Cântico a Criaturas. Oremos juntos, dez Ave-Marias, em agradecimento porque Jesus vive, em nós e em todo o criado, para que todos os que o buscam, o encontrem, e vivam com paz e alegria.
A Sexta Alegria: Maria vê a Jesus Ressuscitado.
Contigo Maria, nos regozijamos por Cristo ressuscitado, luz: "que ilumina a todo homem que vêem a este mundo". Ele é o caminho, a verdade e a vida. Como Francisco queremos encher-nos de amor por vosso Filho e sempre dizer: "Senhor meu e Deus meu". Oremos juntos, dez Ave-Marias em agradecimento, porque vivemos com a Luz que é Cristo, e pelos que ainda não tem visto a Luz.
Sétima Alegria: a Assunção de Maria e sua Coroação como Rainha dos céus e terra.
Que alegria sentimos, contigo Maria, porque elevada ao céu estás junto a vosso filho amado, sois Co-redentora, intercessora e auxiliadora nossa. Vós, humilde mortal, agora Rainha de céus e terra, nos mostras, o caminho e vos dizemos: "Oh, Maria, Mãe minha, eu vos dou meu Coração ". Como Francisco, esperamos receber a coroa da Vida. Oremos juntos, dez Ave-Marias em agradecimento por ser nossa Rainha e Mãe de Amor, e por todos os que não vos reconhecem como Maria Imaculada e Assunta ao céu.



Irmãos, cheios de alegria por haver vivido as sete alegrias da Virgem, que são nossas, cumpramos o mandamento de Jesus: "amar a Deus sobre todas as coisas e a nosso próximo como a nós mesmos", a exemplo de Francisco amemos a Deus em toda sua criação. Amém.
Rezemos pelas vocações dos Frades Menores Capuchinhos!

Um comentário:

  1. A coroa de São Francisco nos leva a contemplar as alegrias de Maria, as quais são também as nossas como a sexta alegria: O encontro com o ressucitado!
    Dimas Sobral

    ResponderExcluir