segunda-feira, 10 de outubro de 2011

FFB - Nordestão Vocacional 2011

 Vocação e Conversão numa perspectiva bíblio-teológica


    
     Nos dias 06 a 09 de outubro de 2011, na casa de encontro das Dorotéias, em Olinda-PE, aconteceu o XI Nordestão do SAV da FFB. Depois de uma acolhida calorosa, foi refletido um texto profundo, intitulado “Aprendendo a conversar com Deus”. Logo depois cada um teve acesa sua vela.

Prof. João UNICAP com os religiosos e religiosas
     O tema do encontro doi "Vocação e Conversão numa perspectiva bíblico-teológica", desenvolvido pelo professor João Luiz da UNICAP. O prof. João iniciou convidando o grupo a cantar “Vocação”, de Pe. Zezinho. E fez uma oração espontânea por cada participante. Entregou uma apostila sobre o assunto, a qual iniciava com estas palavras: “Lembrem-se os religiosos de que o exemplo da própria da é a melhor recomendação de seu instituto e o mais eficaz convite para alguém abraçar a vida religiosa”. (Decreto do Concílio Vaticano II – Perfectae Caritatis, nº 24).

     Desta forma, dizia ele, a partir do próprio exemplo de vida, do testemunho pessoal, é que se dá melhor animação vocacional. Lembrou que Deus precisa de cada um de nós para que possa se encarnar na história.

Voltar às raízes do chamado. Nunca perder de vista o ponto de onde cada um partiu. Falou da importância da pedagogia que esta por trás da transferência na VRC. Lembrou a importância do trabalho vocacional realizado pelos religiosos e religiosas. Necessidade de assumir a tarefa de um acompanhamento pessoal, da cura pessoal, mas também social e comunitário. O serviço a Deus é desenvolvido na sociedade. É um trabalho dentro da ação evangelizadora da Igreja.

Reflexão grupal
O sentido da palavra “conversão”- implica a abertura ao chamado de Deus. O conceito bíblico de conversão apresenta um apelo vocacional(um chamado) não apenas ético, mas também teológico. Não se trata somente de elaborar as próprias falhas e os próprios pecados no âmbito pessoal e das relações para com os outros e de novo estabelecer a ordem social. Trata-se fundamentalmente de se chegar à correta autocompreensão do humano “diante de Deus”, porque do contrário a pessoa sempre supervaloriza a própria situação e posição e, na medida em que se dá o caso, não é capaz de fazer justiça ao “próximo”. O texto de Isaías 1,10-20= Condena a hipocrisia de uma sociedade que se contenta com exterioridades cultuais, sem consequência para a vida própria.
Reflexão grupal
Vocação: Houve várias partilhas. O apelo vocacional se dá a partir de um chamado pessoal, com atenção aos dons, às aptidões pessoais, para daí a resposta no serviço ao Reino. É preciso investir na formação. Surgiu uma pergunta intrigante: Será que estamos promovendo a formação para a vida no trabalho vocacional? Nós nos preocupamos em vocacionalizar todas as pastorais de nossa Igreja? Despertar as pessoas a serem mais humanas?
Durante toda a parte da manhã, a ênfase se deu na vocação na Bíblia. A.T: Elias, Isaías, Jeremias; N.T: João Batista, Maria, José, Jesus, discípulos e discípulas – homens e mulheres, como Maria Madalena, Paulo, concluindo confrontando com a vocação de cada participante.
Jesus atuou na periferia do anti-reino.

Coordenação do Nordestão 2011 - Frei Lucinaldo OFM, frei Tiago Felipe OFMCap, Ir. Rosenete, Ir Sandra, frei Alleanderson OFM