SER IRMÃO MENOR!
Os freis Acácio Félix, Diniz Ferreira, Tiago Felipe e Tiago Santos foram os coordenadores do estágio 2011. Participaram do encontro 12 jovens: Alexandre Bezerra ( Rui Barboza -RN), Aison Medeiros ( jardim de Piranhas), Adaiton Viliano ( Natal-RN), Alan Mendonça (Natal-RN), Diego LIerberty (Caico-RN), Fernando Oliveira (Natal-RN), Geiviano Flerêncio ( Caruarua -PE), João Paulo (Maceió-AL), Leandro dos Santos (Maceió-AL) e Luiz Felipe (Limoeiro-PE).
O tema geral foi: “Ser Irmão Menor!”. As temáticas trabalhadas durante a semana foram: Auto-conhecimento, indispensável no relacionamento; Ser franciscano-capuchinho hoje – Valores e identidade frente aos desafios contemporâneo; A laicidade do nosso carisma; Vida dos Santos e História da Província.
Na segunda-feira dia 27 iniciemos nossas atividades com a oração da manhã e depois do café a psicóloga Joselete Ribeiro trabalhou o tema proposto: “Auto-conhecimento, indispensável no relacionamento. O tema foi abordado dentro de uma perspectiva psicológica, filosófica e teológico com a finalidade de ajudar a estes jovens terem um auto-conhecimentos de si. E assim sendo, serem pessoas capazes de estabelecerem relações fraternas e maduras na comunidade eclesial e social.
A palestra da Dra. Joselete foi acolhida pelos jovens dentro de um clima de reflexão dialogo e de um desejo de auto-conhecimento de si mesmo; ao termo das atividades os jovens manifestaram sentimento de gratidão pela contribuição da Dra. Joselete e também pela forma cativante e alegre com que ela conduz a palestra.
Dando continuidade ao estágio, Frei Franklin, na terça-feira, deu continuidade com o tema: “Ser franciscano-capuchinho hoje – Valores e identidade frente aos desafios contemporâneos”. Frei Franklin evidenciou estes valores de formas bastante objetiva e clara contextualizando com os contra valores apresentados e assumidos pela sociedade contemporânea, o consumismo, o individualismo, relações descartáveis e tanto outros.
Na parte da tarde os jovens foram ajudar no recolhimento do pão de Santo António. Foi um momento de contato com a comunidade e aos mesmos tempo uma oportunidade para os jovens perceberem as atividades que o convento tem junto aos mais pobres.
O Frei Tiago Santos enfatizou muitos outros pontos, “os irmãos na ordem franciscana”; “os irmãos na ordem capuchinha”; “os irmãos na Proneb”; e os irmãos capuchinhos hoje o Brasil”. De fato, somos uma ordem de irmãos, esta é nossa identidade em função da mesma vocação somos todos irmãos (const. 84,30).
O Frei Janailson deu continuidade na parte da tarde com a história da Província (PRONEB) evidenciando ação de Deus por meio dos acontecimentos frutos da doação de muitos frades que não tiveram medo de saírem de suas terras para dedicarem-se a construção do Reino de Deus e do próximo. Assim sendo, a história da Província é marcada por atos de amor e serviço, seja dos que iniciaram esta história bem como de cada frade que dá continuidade a esta história de doação a Deus e aos irmãos no passado e nos dias presentes.
Frei Acácio falou para os jovens sobre a história dos santos capuchinhos. A noite tivemos as conversas personalizadas com os frades foi um momento muito construtivo dentro desse processo de acompanhamento vocacional destes jovens.
E a Deus demos louvor e a gratidão por mais um encontro da pastoral vocacional! Porque só tu és o santo, Senhor Deus único, que fazes maravilhas ( LDA,1). E ti suplicamos Senhor, pela vocação de cada irmão para que persevere na busca do seguimento e na construção do Reino de Deus.
|
Vocacionado Diego de Caicó e Frei Antonio |
Vocacionado Vinícios de Caruaru