segunda-feira, 29 de novembro de 2010

PROFISSÃO TEMPORÁRIA 28 \ 11 \ 2010

CONVENTO DE SÃO FIDÉLIS DE SIGMARINGA -  BOM CONSELHO -PE


Casa do Noviciado

Celebração da primeira profissão dos noviços da proneb e da probase do ano 2010
Frei Acácio, Frei João, Frei José Rodrigues, Frei Severino e Frei Wendell Cândido.


Terminado o noviciado e comprovada a idoneidade do noviço, faz-se a profissão temporária dos votos por um tempo que deve ser determinado pelo ministro provincial com o noviço; tal profissão deve ser renovada espontaneamente até a profissão perétua (Const. nº 32)
Procissão de entrada

Frei Jociel, frei Francisco e Frei Rubival


 




Rito de profissão









Entrega das Constituições da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos
Frei Rubival e neo-professos da probase

Frei Francisco e neo-professos da proneb



Ósculo da paz

Agradecimentos:


Frei Severino

     Reverendíssimos ministros provinciais, Frei Francisco Barreto e Frei Rubival Cabral; Frei José Soares, mestre de noviços; Frei Carlos Alexandre, vice-mestre; Pe. Júnior, pároco do distrito de Rainha Isabel; Pe. Paul. Os nossos agradecimentos pela escuta, pelo diálogo e pela atenção generosa para conosco.
     Caríssimos confrades, obrigado pelas vossas honrosas presenças. Caríssimas irmãs franciscanas de Nª Sª do Bom Conselho muito obrigado pelo carinho, pela alagria, pela partilha e fé dispensadas durante este ano. Caríssimas irmãs missionárias de Nª Sª de Fátima, obrigado pela presença e pela certeza de que estarão sempre alegres e dispostas a partilhar conosco nesta dinâmica da vida religiosa.
     Diletos familiares, nós agradecemos por suas expectativas e esperanças de sermos homens evangélicos, seguindo o exemplo de São Francisco de Assis, observando a obediência, pobreza e castidade, três votos que nos levarão à salvação.
     Fidelíssimos amigos, obrigado por estarem sempre ao nosso lado. Lembrem-se que amigos constituídos pela fé não são simplesmente amigos, são anjos de Deus. O nosso cordial abraço à juventude franciscana (Jufra), à OFS e à mini-jufra. Um abraço cordial também à renovação carismática e ao grupo de oração Rosa de Saron.
     Em fim, hoje, primeiro domingo do advento e véspera de todos os santos da Ordem Franciscana, nós nos alegramos porque o Senhor, no seu amor, nos predestinou para sermos adotados como filhos seus, por Jesus Cristo, segundo o beneplácido de sua livre vontade, para fazer resplandecer a sua graça, que nos foi concedida por ele no bem amado (Cf. Ef 1, 5-6).
     Elevamos também os nossos corações e mentes para o livro de Baruc no capítulo 4, 20 que nos diz: "Tirei minhas vestes dos dias de paz para revestir-me do saco dos suplicantes, até o meu último dia invocarei o Eterno".

Frei Acácio, Frei João, Frei José Rodrigues, Frei Severino e Frei Wendell Cândido.

Com alegria e fé na nossa saudação de Paz e Bem!



ADMISSÃO AO NOVICIADO 2011

BOM CONSELHO - PE, 2010

"Irmão Francisco se fez ideal de vida, plena vida se tornou!"

Convento de São Fidélis de Sigmaringa na cidade de Bom Conselho -PE
( Casa do Noviciado Capuchinho)


Admissão ao santo noviciado


Frei José Soares, frei Rubival (provincial da probese), Frei Francisco (provincial da proneb),
frei Jociel e frei Carlos Alexandre
    "O noviciado é o período de uma iniciação mais intensa e de uma experiencia mais profunda de vida evangélica franciscano-capuchinha em suas exigências fundamentais, e supõe uma opção livre e madura pela vida religiosa" (Constituição da Ordem n 29).  

Novoços de 2011
 
Jovens noviços de 2011

 A direção dos noviços, sob a autoridade dos superiores maiores, é reservada só ao mestre de noviços, que deve ser um frade da Ordem, de votos perpétuos. A formação do noviço fundamente-se valores de nossa vida consagrada, conhecidos e vividos à luz do exemplo de Cristo, das intuições evanélicas de São Francisco, das sãs tradições da Ordem (nº 29).

Frei Rubival proclamando o evangelho

O mestre de noviços abençoa os hábitos e cordões que serão usados
durante o ano de noviciado
 O hábito é um sinal de nossa consagração. Veste da penitencia, tem o formado da cruz de Cristo. Nossa vida deve ser, na liberdade dos filhos de Deus, uma configuração à de Cristo, morto e ressuscitado.
Vestição


Provinciais e o mestre de Noviços, frei José Soares

O ritmo do noviciado deve corresponder aos aspectos fundamentais da nossa vida religiosa, sobretudo mediante uma experiencia de fé, de oração contemplativa,de vida fraterna, de contato com os pobres e de trabalho (nº 29)

Noviços da proneb com os dois provinciais e o mestre de noviços

Nova fraternidade do noviciado

 Para ser válido, o noviciado deve compreender doze meses passados na própria comunidade do noviciado; seu início e maneira de ser devem ser determinados pelo ministro provincial com consentimeto de definitório (nº 29)



Após a celebração de admissão houve a bênção do novo claustro

 AQUELE ABRAÇO... E QUE ABRAÇO!
                                           (Frei Dimas J. Marleno)

Francisco e o Leproso, foi o início do início: do incio de tudo!
Beijo e abraço; comunhão da intimidade: Tu és o meu Tu e o teu tu sou eu!
Aqui, mas que a justiça dos Fariseus (Dente por dente... sujou? limpou; abriu? fechou),
a trabalhosa alegria da misericórdia com a des-graça do Irmão...

É o Cristo leproso que, como a de Francisco, cura minha alma leprosa também...
E assim, diante das tortuosidades dos meus irmãos eu comece a me encantar e vivenciar:
O Verbo se fezcarne e habitou entre nós... (esse leprosário cósmico)

Senhor, ajuda-me a aceitar, com o carinho do teu servo Francisco os irmãos, que me destes.
E assim, eu comece a deletar os meus malditos Beijos de Judas...
E diante de qualquer situação que ameace as falsas seguranças de meu velho Adão
pululantes dentro de mim, com a segurança que fez Homem Novo, o irmão de Assis,
eu comece a crescer.


E abraçando o não-são de cada dia, eu me sinta ante-vivendo a liturgia apocalíptic:
diante do Cordeiro de pé como que imolado, cantando com os vinte e quatro anciãos:
Tu és digno de abrir o Livro... porque fostes imolado e com teu sangue adquiriste para Deus
irmãos, irmãos de todas as Noções e Lnguas.

Para isso, dai-me Senhor, essa sabedoria do amor fraterno!
Possa eu cantar em cada encontro inesperado, com todas as forças
do meu ser o louvor teofânico - eucaristico: Amém! Amém! Amém!


Benção da estátua: O Abraço: Francisco  e o Leproso!



Frei Dimas e demais artistas


"O Abraço: Francisco e o Leproso!"


 














sexta-feira, 26 de novembro de 2010

CELEBRAÇÃO DA RENOVAÇÃO DA PROFISSÃO TEMPORÁRIA



Convento São Félix de Cantalice


"Onde reina o amorm fraterno amor. Onde reina o amor, Deus aí está."


Capela dedicada à Nossa Senhora da Conceição onde está sapultado Frei Damião de Bozzano, o missionário do Nordeste brasileiro. Está em processo de canonização.


A celebração ocorreu na Capela acima. Iniciamos com o hino: "Luz radiante, luz de alegria. Luz da glória, Cristo Jesus". Os ritos iniciais foram concluídos com a oração: "Ó Deus, que tendes em vossas mãos as pessoas humanas e as coisas, fazei que estes vossos filhos que desejam renovar seus votos vivam plenamente o mistério da Igreja e se dediquem cada vez mais ao serviço dos homens. Por Nosso Senhors Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo". Amém.





Frei Antonio (Tony) mestre dos pós-noviços de filosofia no convento
São Félix de Cantelice - Irmão Leigo
Na liturgia da Palavra foi lido pelo Frei Tony (formador do pós-noviciado de filosofia) um trecho do "Tratado sobre os Milagres" de Frei Tomás de Celano (III Cel 2): "O homem de Deus tinha pela cruz do Senhor um amor apaixonado, quer em´público, quer em particular. Apenas começara a servir sob o estandarte do Cricificado, e já gravara em sua vida as marcas de seu mistério. Com efeito, no inicio de sua conversão, tomada já a decisão de abondonar todas as vaidades do mundo, da cruz, Cristo lhe falou, enquanto o santo orava; da própria boca do Crucificado caíram-lhe estas palavras: 'Vai, Francisco, repara a minha casa que, como vês, está em ruínas'. Desde então ficou impressa no seu coração, em marcas profundas, a paixão do Senhor, e realizada plenamente a sua conversão interior, 'sua alma começou a derreter quando lhe falava o bem-amado'. Não taré a cruz desejado estabelecer nele seu refúgio, quando o santo adotou o hábito de penitência que reproduz a forma dela? Certamente tal vestimenta lhe era adequada, uma vez que ela corespondia à sua sede de pobraza; mas o santo nos dá dessa forma uma certeza de que o mistério da cruz encontra nela sua plena realização: assim como sua alma tinha revestido o Senhor Crucificado, da mesma forma seu corpo revestia a Cruz. Seguindo seu exemplo, seu exército serviria a Deus, desde então, nas mesmas vestes uniformesd, que representam o estandarte vencedor dos demônios. Em louvor de Cristo!
    O Evangelho proclamado foi Mt 16, 24-27: "Se alguém me quiser seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois aquele que pretender salvar a sua vida, há de perdê-la; e quem perder a sua vida por amor de mim, há de encontrá-la".
     O provincial, Frei Francisco Barreto (Frei Chico) fez a homilia: "Hoje é tempo de repensar: Vale a pena a entrega total da própria vida? Somos livres para decidir. A condição de frade é condição de renuncia em pro da fraternidade e, consequentemente, do reino de Deus". A homilia foi concluida com a invocação da graça divina sobre os frades: "Comecemos, irmãos, a servir o Senhor Deus, porque até agora pouco ou nada fizemos", peçamos a Deus, de quem procede a grada da perseverança, conceda o auxilio da sua graça aos nossos irmãos, que desejam renovar os seus votos.
Oração: Olhai, Senhor, nosso Deus, estes filhos, que por um misterioso desíginio da providência chamastes à pérfeição evangélica; concedei que, perseverando na caridade, progridam no vosso amor pelo caminho iniciado com alegria. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém!
     Depois os frades rezaram a formula da profissão e encerramos a celebração com a benção do ministro provincial.  

Frei Abelardo (guardião do Convento São Félix), Frei Francisco (ministro provincial), Frei Jociel Gomes (definidor da formação inicial e secretário provincial)


Após a celebração houve um jantar. Simples, mas acolhedor. Um jantar feito e servido pelos frades.
Imagem de são Francisco que fica no refeitório do Convento.

Frei Mário ao lado da imagem de nosso seráfico pai.


Freis que renovaram os votos temporários.

Mnistro provincial, Frei Francisco Barreto.

Frei Francisco (Chico) e Frei António (Tony)

Fotos tiradas antes da Celebração

Freis Genivaldo, Girlan, Tiago Santos, Janailson e Tiago Felipe

Freis Janailson e Tiago Felipe antes da celebração.

Uma linda festa. Nossa provincia está feliz. Parabéns aos frades pós-noviços. Rezemos por todos os religiosos capuchinhos para que perseveremos firmes no Senhor.

Frades capuchinhos e franciscanos menores.


Deus vos abençoe e vos guarde. Ele vos mostre a sua face e se compadeça de vós. Volva para vós o seu olhar e vos dê a paz. Abençoe-nos Deus Todo-Poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Maria, Nossa Mãe, nos cubra com seu manto.
 Ave Mari, cheia de graça, rogai por nós!