sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Coroa Franciscana


Esta é uma antiga devoção praticada pelos Franciscanos. O irmão Luke Wedding, historiador franciscano, marca como data de começo desta devoção o ano de 1422, no qual ingressou na Ordem um jovem muito piedoso, que sabia demonstrar sua devoção a Virgem Maria, oferecendo uma coroa com rosas frescas para colocar sobre uma estatua da Santíssima Virgem. Quando ingressou na Ordem foi proibida esta devoção e por isso, quis deixar a Ordem, mas em uma visão da Virgem, esta lhe indica que não deixe a Ordem, nem se entristeça por não poder continuar com sua devoção, lhe pede que, em lugar da coroa de flores frescas, que murcham e às vezes não se conseguem, lhe ofereça uma Espiritual, sempre fresca e mais apreciada por ela: é realizada com flores criadas rezando e meditando as sete alegrias que ela viveu na terra, o noviço começou esta devoção e, estando em oração, o Mestre de Noviços teve uma visão: a de um anjo que ia tecendo uma coroa de rosas, à medida que o noviço rezava, e depois de cada dezena de rosas, colocava um lírio dourado, ao terminar de rezar o noviço, o anjo colocou a coroa sobre a cabeça do noviço orante. Estava tão maravilhado o Mestre de noviços que lhe perguntou sobre o significado da visão que havia tido, e ao ouvir a explicação, o contou a todos os irmãos, e logo se difundiu esta devoção a toda a Família Franciscana. Esta devoção está favorecida com muitas indulgências concedidas pelos Papas, são ganhas pelos Franciscanos e os fiéis que rezem esta Coroa Franciscana.
A primeira Alegria: a Anunciação pelo Anjo Gabriel.
Saudamos-te como o Anjo Gabriel, "Alegrai cheia de graça o Senhor está contigo...". E te disse logo: "... conceberás em vosso seio e darás a luz um filho a quem poras por nome Jesus", seguida de vossa aceitação: "Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo vossa palavra". Assim nos mostraste o caminho a seguir: Aceitar nossa vida como Deus nos apresenta cada dia, vivendo com amor tanto as alegrias como as vicissitudes. Como o fez São Francisco quando aceita docilmente sua missão, respondendo com todo seu ser a chamada de Jesus.  Oremos juntos, dez Ave-Marias, também por aqueles que não participam com a Santíssima Virgem de sua Imaculada Concepção.
A Segunda Alegria: a Visita a sua prima Santa Isabel
Recordamos contigo quando em Judá, foste à casa de Zacarias e saudaste a Isabel, quem ao ouvir-te, ficou cheia do Espírito Santo, e saltou o menino em seu ventre. Recebemos-te como o fez Santa Isabel: "Bendita vós sois entre todas as mulheres e bendito é o fruto de vosso ventre Jesus". Rogamos-te que venhas sempre a visitar-nos, para trazer-nos a Jesus e seu Santo Espírito. Como Francisco quem te nomeou Advogada da família Franciscana e assim realizar vossa missão de tutora, vos pedimos zelai por nós. Oremos juntos, dez Ave-Marias, para agradecer vossa visita e pelos que não vos recebem em suas vidas.
A Terceira Alegria: o Nascimento de Jesus em Belém
Contigo Maria e com São José, nos alegramos por este presente que nos destes, nesta noite de paz e amor. Com os anjos e pastores digamos: "glória a Deus nas alturas e na terra paz aos homens de boa vontade". E como Francisco, revivamos a maravilhosa cena do nascimento de Jesus, enchamos nosso coração de regozijo e amor, repartindo a todos. Oremos juntos, dez Ave-Marias, para glorificar-te por vosso imenso presente e por todos os que todavia não vêem e sentem em si mesmos a Jesus.
A Quarta Alegria: a Adoração dos Reis Magos
Vemos com regozijo que três sábios crêem, e com humildade adoram ao Menino Deus, oferecendo-lhe ouro, incenso e mirra, como homenagem e reconhecimento ao Rei, ao Deus e ao homem. Nós, junto aos reis, queremos adorar ao vosso Filho Divino, e render-lhe homenagem com nossas orações, como Francisco, queremos estar alegres, jubilosos e adorando a Deus. Oremos juntos, dez Ave-Marias, como oferenda ao Menino Deus e pelos que não o conhecem ou o tem esquecido.
A Quinta Alegria: Maria e José encontram a Jesus no Templo.
Que alegria sentimos contigo ao encontrar a Jesus e poder abraça-lo, como vós o encontraste no Templo!.Queremos repetir como São Francisco, que regozijado dizia: "isto é o que buscava, o que deseja meu Coração ". Maria, quando nos sintamos completos com Jesus, ajudai-nos a encontra-lo dentro de nós e em toda a criação, como o refletia Francisco no Cântico a Criaturas. Oremos juntos, dez Ave-Marias, em agradecimento porque Jesus vive, em nós e em todo o criado, para que todos os que o buscam, o encontrem, e vivam com paz e alegria.
A Sexta Alegria: Maria vê a Jesus Ressuscitado.
Contigo Maria, nos regozijamos por Cristo ressuscitado, luz: "que ilumina a todo homem que vêem a este mundo". Ele é o caminho, a verdade e a vida. Como Francisco queremos encher-nos de amor por vosso Filho e sempre dizer: "Senhor meu e Deus meu". Oremos juntos, dez Ave-Marias em agradecimento, porque vivemos com a Luz que é Cristo, e pelos que ainda não tem visto a Luz.
Sétima Alegria: a Assunção de Maria e sua Coroação como Rainha dos céus e terra.
Que alegria sentimos, contigo Maria, porque elevada ao céu estás junto a vosso filho amado, sois Co-redentora, intercessora e auxiliadora nossa. Vós, humilde mortal, agora Rainha de céus e terra, nos mostras, o caminho e vos dizemos: "Oh, Maria, Mãe minha, eu vos dou meu Coração ". Como Francisco, esperamos receber a coroa da Vida. Oremos juntos, dez Ave-Marias em agradecimento por ser nossa Rainha e Mãe de Amor, e por todos os que não vos reconhecem como Maria Imaculada e Assunta ao céu.



Irmãos, cheios de alegria por haver vivido as sete alegrias da Virgem, que são nossas, cumpramos o mandamento de Jesus: "amar a Deus sobre todas as coisas e a nosso próximo como a nós mesmos", a exemplo de Francisco amemos a Deus em toda sua criação. Amém.
Rezemos pelas vocações dos Frades Menores Capuchinhos!

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Franciscanos em defesa do Planeta!



Lutar, como nosso testemunho, pelo Planeta Terra é uma questão de sobrevivencia.





O desenvolvimento desenfreado fruto da pura técnologia está destruindo o planeta. O "ter" destroí constantemente o "ser". Como franciscanos, mostremos ao mundo que "ser" - mais humanos e amar tudo o que nos cerca - é o caminho à vida.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Questão ecologica! Faz parte de nosso Carisma


A questão ecologica deve ser pertinente em nossa vida de franciscanos e franciscanas. Nosso seráfico pai foi um amante da natureza. Tudo para ele era visto e tratado como irmão e irmã. Caros vocacionados capuchinhos, cuidar do meio ambiente é uma tarefa primordial de nosso carisma.

 
Nâo destruamos nosso mundo! Lutemos pela nossa própria vida cuidando do meio ambiente. Façamos nossa parte. Olhemos o mundo com os olhos de São Francisco! "Irmão Sol com irmã luz trazendo o dia pela mão. Irmão céu de intenso azul o coração. Aleluia!"
São Francisco de Assis, rogai por nós!

X Nordestão Vocacional - Salvador - Bahia

 O Nordestão comemorou, neste ano, 10 anos de existência. Realizou-se em Salvador-BI nos dias 09 à 12 de Outubro. Encontro fraterno e muito rico. Estudamos o tema da "Vocação familiar".
Frei Tiago, Frei Carlos Alexandre e Frei Cláudio em frente à Igreja do Senhor do Bom Fim. Bela Igreja!


Este quadro está na entrada da Igreja do Bom Fim. Chama-se "A morte do justo"



Outro quadro que também está na entrada da Igreja. Chama-se "A morte do pecador".
Interessante notar que na morte do justo, quem está dando assintencia áo moribundo é um Jesuita. Já na morte do pecador é um frade capuchinho. Curioso, não!

Freis, Cláuido, Tiago Felipe e Carlos em frente à casa de retino São Francisco.



Estiveram presentes no encontro diversas congregação tanto femininas quanto masculinas. Está foto foi tirada na entrada da casa de retiro são Francisco.



No dia de lazer fomos conhecer a cidade de Salvador. Abaixo alguns pontos turísticos.












Agredecemos a Deus e a nossa provincia pela oportunidade de podermos participar deste encontro. Foi muito proveitoso para nossa caminhada de animadores vocacionais.


segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Festa de São Francisco de Assis

     Grande testemunho de amor à Deus e aos irmãos. Contemplemos sua vida e transformemos a nossa. Olhemos ao nosso redor e notemos quantos leprosos estão estendendo a mão pedindo ajuda. O que fazemos?
     Olhemos para dentro de nós e vejamos quanta lepra há em nós. É preciso que, assim como Francisco de Assis, amemos os outros e a nós. Só assim podemos amar a Deus perfeitamente.  Feliz festa de São Francisco para todos! Pai sefárico, rogai por nós!